Descrição do Projecto

Ao desenvolvermos este projecto propusemo-nos a desvendar a complexidade do cérebro humano com o intuito de informar a sociedade que nos rodeia. Para tal, iremos realizar algumas actividades de forma a que esta informação seja apresentada de forma educativa, interessante e, ao mesmo tempo, divertida.
Acreditamos que, ao conhecermos melhor o cérebro, seremos capazes de compreender factos que acontecem no dia-a-dia e, ainda, potenciar as capacidade do mesmo.

O que é o cérebro?

O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, pesa cerca de 1,3 kg e é uma massa de tecido cinza-róseo. Quando cortado, o cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma actividade específica. A presença de grande áreas cerebrais relacionadas com o controlo da face e das mãos explica por que é que essas partes do corpo têm tanta sensibilidade. No córtex estão agrupados os neurónios.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O Cérebro Humano pode ser exercitado?


A última tendência da área da saúde são exercícios para aguçar habilidades mentais ou repelir os efeitos do envelhecimento da população através da formação do nosso cérebro. O nosso cérebro é como um músculo: quanto mais o usemos, mais forte ele será. Correcto?.

Durante o ano de 2008, alguns cientistas questionaram esta afirmação. Apesar de praticamente todas as empresas que desenvolvem programas que ajudam o desenvolvimento e treino do cérebro com exercícios específicos afirmarem que seus programas são baseados nas mais recentes evidências científicas.

No entanto, é bem conhecido que as pessoas mais velhas que permanecem mentalmente activas são mais resistentes ao declínio cognitivo e demência. Então, se o cérebro funciona para os mais velhos, porque não há-de funcionar para todos?

Talvez isso aconteça. Ao longo dos últimos 15 anos ou mais, neurocientistas têm recolhido provas de que importantes funções cognitivas, como a memória, atenção e velocidade podem ser melhoradas através de formação, não só em pessoas mais velhas, mas em jovens e adultos saudáveis. Há também inúmeros estudos que mostram que desafiar uma parte específica do cérebro encoraja essa região a crescer e a desenvolver-se, como no exemplo dos taxistas londrinos que desenvolvem um maior hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória.

Os neurocientistas alertam ainda que não existem comprovações científicas de que esses programas funcionem efectivamente. No entanto, afirmam que esta poderia ser uma hipótese de cura para pacientes que sofrem de doenças graves como esquizofrenia, por exemplo.

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Objectivos a atingir

Com este tema pretende-se chegar a uma meta, a meta do conhecimento. Pretende-se dar a conhecer ao Mundo a verdadeira misteriosidade do cérebro, a sua complexidade e, no fundo, a sua beleza que tanto nos desafia.
No fundo, o principal objecto com que nos deparamos é o objectivo de nos tornarmos pessoas mais conhecedoras de nós próprias. Essencialmente o que queremos é alargar e difundir os nossos conhecimentos pela sociedade.

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