Descrição do Projecto
Ao desenvolvermos este projecto propusemo-nos a desvendar a complexidade do cérebro humano com o intuito de informar a sociedade que nos rodeia. Para tal, iremos realizar algumas actividades de forma a que esta informação seja apresentada de forma educativa, interessante e, ao mesmo tempo, divertida.
Acreditamos que, ao conhecermos melhor o cérebro, seremos capazes de compreender factos que acontecem no dia-a-dia e, ainda, potenciar as capacidade do mesmo.
O que é o cérebro?
O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, pesa cerca de 1,3 kg e é uma massa de tecido cinza-róseo. Quando cortado, o cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma actividade específica. A presença de grande áreas cerebrais relacionadas com o controlo da face e das mãos explica por que é que essas partes do corpo têm tanta sensibilidade. No córtex estão agrupados os neurónios.
Se pudéssemos representar os dois principais hemisférios o nosso cérebro de forma simples, eis como seria:
Como dá para ver na imagem, o lado esquerdo está muito mais organizado do que o lado direito.
98% dos humanos apresentam um hemisfério esquerdo como hemisfério dominante*, sendo este o lado responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. O hemisfério direito, por seu lado, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade.
No entanto, algumas pesquisas recentes provam que existem partes do hemisfério esquerdo destinados à criatividade e vice-versa.
Nos canhotos as funções estão invertidas.
* Diz-se dominante o hemisfério esquerdo, pois é neste hemisfério que se encontram duas áreas importantes da compreensão humana: a Área de Broca, responsável pela motricidade da fala, e a Área de Wernicke, responsável pela compreensão verbal.
Informação textual pode ser encontrada em: Wikipedia.
Objectivos a atingir
Com este tema pretende-se chegar a uma meta, a meta do conhecimento. Pretende-se dar a conhecer ao Mundo a verdadeira misteriosidade do cérebro, a sua complexidade e, no fundo, a sua beleza que tanto nos desafia.
No fundo, o principal objecto com que nos deparamos é o objectivo de nos tornarmos pessoas mais conhecedoras de nós próprias. Essencialmente o que queremos é alargar e difundir os nossos conhecimentos pela sociedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário