Descrição do Projecto

Ao desenvolvermos este projecto propusemo-nos a desvendar a complexidade do cérebro humano com o intuito de informar a sociedade que nos rodeia. Para tal, iremos realizar algumas actividades de forma a que esta informação seja apresentada de forma educativa, interessante e, ao mesmo tempo, divertida.
Acreditamos que, ao conhecermos melhor o cérebro, seremos capazes de compreender factos que acontecem no dia-a-dia e, ainda, potenciar as capacidade do mesmo.

O que é o cérebro?

O cérebro é a parte do sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, pesa cerca de 1,3 kg e é uma massa de tecido cinza-róseo. Quando cortado, o cérebro apresenta duas substâncias diferentes: uma branca, que ocupa o centro, e outra cinzenta, que forma o córtex cerebral. O córtex cerebral está dividido em mais de quarenta áreas funcionalmente distintas. Cada uma delas controla uma actividade específica. A presença de grande áreas cerebrais relacionadas com o controlo da face e das mãos explica por que é que essas partes do corpo têm tanta sensibilidade. No córtex estão agrupados os neurónios.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Entrevista ao Neuropsicólogo do Instituto da Inteligência - Nelson S Lima

1. Quais são os critérios usados para determinar as questões a realizar nos testes de determinação do Q.I.?
"Convém saber que a inteligência é ainda um assunto polémico e pouco consensual entre os investigadores. Não é algo que se possa observar directamente nem tão pouco medir com rigor. Trata-se de uma "qualidade do comportamento" (segundo as correntes mais modernas) mas também é um atributo inerente à estrutura neurológica, ou seja, uma "característica da mente".
Mais ainda, a inteligência pode ser entendida como um factor biopsicológico, uma propriedade do comportamento e um conjunto de aptidões. A medição da inteligência através de testes psicométricos está em desuso e apenas reservada para determinação de atrasos mentais, de sobredotação ou ainda de aptidão escolar. De resto, os testes de Q.I. não respondem a tudo. Eles nada dizem sobre a influência biológica nem quais as influências culturais e de educação que interferem no resultado. A abordagem psicométrica da inteligência é pois apenas uma das várias que podem ser feitas (temos também a abordagem desenvolvimentista, a abordagem cognitiva, a abordagem multifocal, etc.). A abordagem psicométrica - que procura medir o Q.I. - entende que a ionteligência é uma aptidão mental podendo trauzir-se num potencial variado de funções mentais, numa capacidade geral ou numa variedade de funções mentais que determinam maior ou menor capacidade para resolver problemas e adaptação ao meio. Os critérios envolvem a capacidade funcional das várias memórias, a capacidade espacial, a capacidade aritmética, a capacidade verbal, o processamento da informação, a velocidade de elaboração mental, etc."


2. Como funciona o cérebro durante o sono?
"Durante o sono, o cérebro entra em "modo automático" e o seu trabalho é determinado por programação biológica. Durante o sono somos animais irracionais dado que temos a consciência desligada. São as funções primárias e básicas do cérebro que assumem o controlo do sistema nervoso, incluindo as actividades oníricas (sonhos), o processamento das novas aprendizagens, etc. Há também outras actividades, nomeadamente a intervenção da glândula pituitária que produz a hormona do crescimento em doses suplementares para reparar os estragos do stress ajudando a metabolizar gorduras (em especial o colesterol) e hdratos de carbono, fazendo-os sair do corpo para os intestinos. Também a prolactina aumenta durante a noite estimulando as glândulas mamárias e a produção de leite nas jovens mães. Actividade eléctrica altera-se. Durantea maior parte do sono o trabalho dos neurónios diminui de intensidade. O sono de ondas lentas funciona como cura do corpo e em especial da mente. As fases 3 e 4 do sono são as mais profundas. Mas na fase REM a actividade mental aumenta. "

3. Como funciona a memória?
"É um sistema complexo que activa todo o cérebro pois há memórias visuais, auditivas, tácteis, etc., memórias de curto e longo prazo, memórias implícitas e explícitas, memórias existenciais, memórias episódicas, memórias semânticas e memórias procedimentais. A mais solicitada é a memória de trabalho com a qual gerimos cada instante da nossa vida fazendo a ligação entre o passado, o presente e o futuro a qual acontece a cada quantum de tempo de 0, 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 00 53 91segundos (ou 5391 x 10 (-44 segundos) para que possamos ter uma ligação permanente com o que acabámos de fazer ou de pensar, o que estamos a fazer ou a pensar e o que queremos fazer de seguida. Ela dá-nos a noção de continuidade e de ligação do tempo que parece fluir como um rio . "

4. Como se armazena e processa a informação?
"São processos biológicos realizados através do metabolismo de diferentes substâncias químicas (os neurotransmissores, as hormonas, etc.) que fazem a retenção de dados recolhidos pelos sentidos. O cérebro processa sinais que transforma em informação e esta em conhecimento. "

5. Por que é que o processo do pensamento de uma pessoa sobredotada é mais rápido do que o de uma pessoa mediana?
"Por razões claramente biológicas e psicológicas em que os genes e o meio desempenham um papel importante. O metabolismo mental será mais rápido, haverá mais ligações dendríticas e mais células gliais no cérebro que podem contribuir para um processamento mais rápido mas também mais complexo. "

6. Porque temos a capacidade de sonhar? E o que são os sonhos?
"Sonhar é uma actividade biológica que também se observa em outros animais. Ele interfere na saúde mental e no processamento de aprendizagens, melhoria da memóia emocional, aumento da capacidade criativa, melhoria da qualidade da percepção, etc. Os sonhos são imagens mentais mais ou menos integradas numa história sem autor e que estão ligados às memórias emocionais. "

7. Quais são os efeitos causados pelos medicamentos estimuladores do cérebro?
"Os medicamentos estimulantes, em doses adequadas, podem aumentar o rendimento intelectual e contribuir para a melhoria da qualidade da saúde de pessoas afectadas por doenças degenerativas do sistema de nervoso. Podem também servir para melhorar a atenção nas pessoas com hiperactividade e activar as funções cognitivas. "

8. Retirar um dos lobos cerebrais afectaria o funcionamento de todos os outros?
"Completamente pois o cérebro trabalha como um todo integrado. A falta de um módulo pode reduzir a capacidade de resposta ou incapacitar para determinadas actividades. "

9. Qualquer lesão no cérebro pode causar sequelas permanentes ou existem danos reversíveis?
"Pode, efectivamente. Lesões provocadas por acidentes ou cirurgias (para remoção de aneurismas, coágulos ou tumores) podem deixar sequelas permanentes. "

10. Como funciona o cérebro de pessoas que sofrem de anorexia e bulimia?
"Há desequilíbrios na produção de certos neurotransmissores envolvidos no processamento da propiocepção e da informação. Quanto ao cérebro propriamente dito não apresenta alterações anatómicas e estruturais. Parece-se com qualquer cérebro normal. O problema reside na química produzida onde há alterações.
"

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Objectivos a atingir

Com este tema pretende-se chegar a uma meta, a meta do conhecimento. Pretende-se dar a conhecer ao Mundo a verdadeira misteriosidade do cérebro, a sua complexidade e, no fundo, a sua beleza que tanto nos desafia.
No fundo, o principal objecto com que nos deparamos é o objectivo de nos tornarmos pessoas mais conhecedoras de nós próprias. Essencialmente o que queremos é alargar e difundir os nossos conhecimentos pela sociedade.

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